Promessas 2006? Não. Prefiro repensar minha ação.

Imagem: Celèstin Freinet e educandos.

Minha última leitura do ano (acredito que termino hoje) é “A cabeça bem-feita” de Edgar Morin, que me foi indicado e emprestado pelo Irineu. Ontem, no capítulo final, me deparei com uma proposta para a educação que me colocou diante do espelho do que espero de minha ação na educação neste novo momento de nossa relação; quando volto ao desafio da educação formal, atuando numa rede pública (a de educação municipal de Santo André). Então, o que fica não é nenhuma promessa. É a busca que não cessa. A procura da batida perfeita para 2006.

Segue a tal idéia, não exatamente como está no livro:

Marx questiona:

Quem educará os educadores?”

Educar é uma missão. Educar, para além da técnica, é arte.

Educar exige para além da técnica, uma arte.

Exige algo não mencionado em nenhum manual, mas que Platão já acusara como condição ao ensino: o eros, que é, a um só tempo, desejo, prazer e amor; desejo e prazer de transmitir, amor pelo conhecimento e amor pelos educandos. O eros permite dominar a fruição ligada ao poder, em benefício da fruição ligada à doação. É isso que, antes de tudo mais, pode despertar o desejo, o prazer e o amor no educando.

Onde não há amor, só há problemas de carreira e de dinheiro para o professor; e de tédio para os alunos.

A missão supõe, evidentemente, a fé: a fé na cultura e fé nas possibilidades do ser humano.

Portanto é missão muito elevada e didícil, uma vez que supõe, ao mesmo tempo arte, fé e amor.

4 comentários sobre “Promessas 2006? Não. Prefiro repensar minha ação.

  1. educação é uma batalha tão cansativa as vezes… passo mais tempo querendo fugir do que querendo ficar. Mas não tem jeito. O meu problema não é ensinar, é a escola que esta posta ai pra gente. Seria tão mágico podermos criar um novo jeito de se fazer escola…

Deixe um comentário

