consciência corporal

"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo"

Walter Franco

 

Além do/da ioga, comecei ontem a praticar o Pilates, um método físico que fortalece e alonga músculos fracos e curtos, aumenta a mobilidade das articulações, estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, aumenta a concentração além de relaxar e beneficiar a respiração.

Os movimentos e o trabalho respiratório são feitos com uma leveza que remete às técnicas orientais. A semelhança não é à toa, afinal o criador do método – o alemão Joseph Pilates – foi um grande conhecedor da medicina oriental.

inelia.gifRecomendo o Pilates mesmo no 'day-after' ao primeiro contato, pois já percebo e concebo algumas mudanças.

Esta aí na imagem é Inélia Garcia, responsável pela difusão do Pilates aqui no Brasil após uma formação com a bailarina Romana Kryzanowska escolhida pessoalmente por Joseph Pilates quando ainda vivo como sua sucessora.

9 comentários sobre “consciência corporal

  1. Oi Elly

    eu pratiquei Yoga por 1 ano, mas agora não tenho mais tempo e faço o que eu lembro em casa. :/

    Eu vi os seus trabalhos e achei muito bacana. Tem bastante coisa sobre fotografia né? O que você faz com fotografia? Ensina a fotografar?

    Beijos

  2. Oi,
    estou fazendo um trabalho sobre consciencia corporal e gostaria de saber se vocês não têm algum tipo de questionário para saber até onde vai a relação da pessoa com seu corpo.
    Agradeço desde já e gostaria que fosse enviado pro meu email a resposta o mais rápido possível.
    Muito Obrigada!!!
    MIlena

  3. Assim como Milena, eu tbém tenho interesse no assunto “instrumentos de medida” na pesquisa sobre a consciência corporal. Já pesquisei em sites como medline, pubmed, peDRO, cochrane e nunca achei nenhum artigo que pesquisa com algum questionário específico. Gostaria de saber se há algo.
    Obrigada
    Adriana

  4. Oie, estou escrevendo minha monografia sobre a Dança Criativa como alternativa para o desenvolvimento da Consciencia Corporal e queria saber se vcs tem um conceito sobre esta pra eu colocar no trabalho, não estou conseguindo achar nada relevante, estou procurando uma definição de Consciencia Corporal, c vcs puderem me ajudar vai ser ótimo. Muito obrigada, Carol

  5. estou realizando um trabalho sobre consciencia corporal, e gostaria de saber,se vcs tem qualquer tipo de questionaria a respeito do assunto…desde já agradeço..Me envie por e-mail

  6. estou fazendo uma pesquisa sobre imagem corporal, vocês teriam algum teste ou questionário sobre o tema? gostaria de saber outros além do teste da silhueta.
    desde já agradeço a atenção.
    aguardo resposta.

Deixe um comentário

