desenho…de sonho…

Na noite de terça-feira passada iniciei um processo formativo em arte e inclusão chamado ‘Projeto Plural’ da Associação Rodrigo Mendes e oferecido aos professores e professoras da rede municipal de ensino de Santo André. Há anos que acompanho muitos processos formativos de dentro e de fora. Gostei deste de cara. No primeiro encontro fizemos retrato, falamos sobre desenho, conceitos e preconceitos. Até atuei como repórter do registro em vídeo que a associação está preparando.

Hoje, após ler o texto da semana, tinha que responder o que ele tem a ver comigo. Daí que, navegando na rede e pensando na proximidade do momento do sono, encontro na revista ciência hoje para crianças a notícia do projeto do artista e escritor mexicano Roger Omar de transformar sonhos de crianças em desenhos. Roger recolhe desde 2002 os sonhos de crianças entre oito e dez anos, de vários países e pede para craques da ilustração os desenharem. Pretende reunir tudo num livro dentro em breve. O título do projeto, sonhado por uma filha de atores de um circo ambulante na Espanha chamada Melanie é ‘O monstro colorido não tem boca’. Segundo a revista, a idéia veio da infância do artista, quando o pai deste escrevia os sonhs ditados por ele e leiloava entre amigos próximo ao aniversário de Roger. Com a arrecadação dos sonhos celebrava a data.

Os ilustradores convidados por Roger estão se divertindo com a idéia. Afinal, desenhar sonho de criança é um sonho, não?

joaninhas.jpg“Sonhei que ia ao bosque e todas as joaninhas subiam nos meus pés, me fazendo cócegas”, contou Dormi, que vive na Espanha.

 

(ilustração: Ajubel)

Anúncios

2 comentários sobre “desenho…de sonho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s