parir-partejar

 

foto: Nê Bardi - 22/09/2007 eu parindo caetano

Um dia lá pelos idos de 2000, quando ainda não pensava engravidar tão cedo, por um acaso do destino naquele momento de saco cheio da vida, peguei uma revista destas semanais de grande tiragem nacional para folhear e parei numa matéria sobre partos. Sabia que seria mãe, mas nunca entendi direito porque a maternidade parecia ser de qualquer forma tão difícil no que dizia respeito ao momento do nascimento. Pelo que ouvia achava tudo horrível: tanto o parto hospitalar quanto a cesária e me imaginava sem saída no momento mais lindo da vida.

Pois não é que encontrei a saída nesta tal matéria! Nela, uma mulher (que depois de conhecer pessoalmente prefiro chamar de mulherão), Ana Cristina Duarte explicava a máfia das cesárias, a beleza e as vantagens de parir naturalmente. Daquele momento em diante eu já era uma ativista do Parto Natural Humanizado, visitava de tempos em tempos os links que apareceram nas reportagens, tendo então meus primeiros contatos com relatos de parto. Anos depois uma amiga pariu na Casa de Parto de Sapopemba e mais uma vez reforcei em mim a certeza de que quando chegasse a minha hora, queria parir. Mais do que isso: exigia poder parir em paz, contrariando todo o triste e glamouroso sistema cesarista. Assim foi. Como se sabe, pari Caetano também na Casa de Parto de Sapopemba, após 41 semanas de gestação.

Aquele mulherão se formou em obstetrícia na USP Leste e tornou possível o sonho de parir no Brasil a muitas outras mães. Esta semana está em luta pela continuidade deste curso, que o sistema está tentando derrubar. E eu me sinto naturalmente dentro desta luta. E você?

Saiba mais aqui e aqui

Deixe um comentário

