Comida, diversão e arte!

O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos.

Wikipedia

O cinema me compõe… É parte de mim como poderia ser eu parte dele. Desde a infância esta é uma linguagem essencial de minha vida. Lembro-me das caravanas promovidas pela minha mãe e as outras da vizinhança para nos carregar, cerca de 8 crianças ao cinema mais próximo, num bairro nem tão próximo, já que Ermelino Matarazzo não tinha e não tem cinemas.

Magia e alegria na infância resumem o que eram aquelas tardes. Por falar em tardes, também tinha  a Sessão da Tarde a me abastecer desta linguagem.

Na minha família (classe baixa da periferia de São Paulo, ZL) das artes todas, a música, a fotografia e o cinema foram cultivadas sistematicamente desde nossa infância. Isso me conectou intimamente com as outras linguagens artísticas, não há como negar. Cultivo um pouco de cada arte em meu filho hoje, inspirada em meus pais.

Mas este post existe porque acabo de chegar de uma sessão de cinema, programa de moça e não de mãe como tem sido mais frequente nos últimos anos. Tenho feito isso às vezes, retomando minha relação com a cultura. Isso me faz um bem imenso e me traz de volta aos eixos. Por vezes escolho um filme destes em cartaz comercialmente, sei que é um dinheiro bem gasto e curto aquele momento. Outras vezes são como hoje, vou ao cinema no SESC Santo André, programação mensal gratuita de qualidade. Tenho ido sozinha, apesar de sempre lançar um convite geral nas redes sociais. Não me importo de ir só, mas me importo ao ver um local com mais de uma centena de lugares ser ocupado por 10 pessoas que ainda querem se compor desta arte. Para mim que na infância tanto me esforçava junto com minha mãe, outras mães e crianças para chegar ao cinema com o dinheiro justinho e programado das férias isso dói tanto quanto desperdício de comida. Afinal, a gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte!…

Vamos lá? Vamos lotar as   próximas sessões?

Programação SESC:

http://www.sescsp.org.br/sesc/

Deixe um comentário

