De ser gentil com a maternidade só se ganha uma sociedade melhor

Este slideshow necessita de JavaScript.

A euro-deputada italiana Licia Ronzulli é a imagem que trago à memória, cada vez que acompanho a maternidade e a maternagem vista com rispidez em situações diversas no mercado de trabalho. Trago Licia à memória para manter clara minhas decisões de lutar por uma sociedade mais gentil com a maternidade e a maternagem, convencida de que o resultado disso não é positivo apenas para minha vida ou de outrem, mas sim para o futuro de uma sociedade que insiste em condenar afetos e processos naturais do ser humano. Sou definitivamente uma sortuda, pois as imagens de Lícia com sua bebê no parlamento, num sling, e agora com a menina já crescidinha, pode facilmente ser relacionada a imagens minha com a cria, chegando ao meu local de trabalho, nos idos de 2008, 2009 e 2010, uma Creche Municipal onde tinha minha turma de alunos e consegui matriculá-lo. De lá para cá, conosco como com a maior parte das mães trabalhadoras, a sociedade do trabalho foi endurecendo e nós nos adaptando, porém, sem perder a ternura. Jamais!

Licia de 35 anos, foi aplaudida ao dizer a seguinte frase no parlamento:

“Estou aqui simbolicamente com a minha filha Vitória por todas as mulheres que não podem conciliar serenamente gravidez e emprego, vida profissional e vida familiar”

Concordo com ela e como mãe que precisa muito trabalhar, mas não abre mão de criar o filho com apego (Attachment parenting) vou continuar sonhando e lutando pela gentileza que só vai gerar mais gentileza ao mundo.

E gentilezas maternas são as melhores! Alguém duvida?

Deixe um comentário

